O corpo de engenharia é formado por profissionais especializados que embasam seu trabalho de forma técnica, criteriosa e conjunta, atuando de forma direta (como Peritos Judiciais), bem como, de forma assistencial e extremamente exata.
Esses profissionais têm como objetivo principal descobrir a origem de um problema técnico, determinar como resolvê-los e se houver necessidade, apontar as responsabilidades legais com embasamento científico, subsidiando decisões judiciais, bem como, auxiliando em demandas administrativas que necessitem de análise minuciosa e exata.
No âmbito trabalhista, os engenheiros de segurança do trabalho possuem capacitação técnica para analisar o ambiente de trabalho no que tange às questões insalubres, periculosas e os riscos de acidentes, bem como, para realizar perícias averiguando a condição do local de trabalho, os riscos de acidentes, as entregas de EPI’s, dentre outros. Cabe ressaltar que são de suma importância a assistência técnica administrativa preventiva com intuito de minimizar ou elidir as demandas judiciais.